Porquê

Do guardar tudo à colecção

…porque não se deitam fora os objectos usados, guardam-se, amontoam-se e mais tarde, quando a quantidade é tal que já não cabem numa pequena caixa, compra-se uma de dimensões adequadas, de preferência agradável à vista e de acordo com o tipo de objecto a preservar.
Algures, num futuro próximo ou longínquo, concerteza num daqueles dias em que se procura dar descanso aos músculos, inspeccionam-se os objectos.
A observação do objecto remete a memória para uma pessoa, uma data, um lugar ou desperta apenas o interesse pela forma, cor ou mensagem. É o momento da dispersão a que se segue a necessidade de ordenação de acordo com um tema, origem, ano de fabrico ou simplesmente seguindo o alfabeto.
Com os objectos todos alinhados descobre-se que se iniciou uma colecção. Surge então o grande objectivo do coleccionador: encontrar a peça em falta.

As colecções

…porque para obter aquela série de pacotes de açúcar que está em falta não basta beber café sem açúcar, os familiares e amigos fazem a diferença entre ter uma pequena colecção e uma colecção. Também é o caso das chaves de hotel e dos fósforos.
Canetas, isqueiros e brinquedos são pequenas colecções ou memórias registadas em imagens.

Da razão deste sítio

…porque há que devolver à rede o que esta deu. Teria sido muito difícil obter de outra forma a informação necessária para poder organizar as colecções.
É também uma forma de agradecimento e partilha das colecções de chaves de hotel e de pacotes de açúcar com os familiares e amigos que para elas contribuem.

MGrilo, janeiro 2016